A UGT-PR abriu as portas de sua sede no último sábado (02) para um curso de qualificação voltado ao desenvolvimento de lideranças sindicais. “Com essa iniciativa, nossa central reafirma seu compromisso como um espaço de desenvolvimento humano, debate e construção de diálogo”, declarou o ugetista Alexandre O. da Silva, que representou o presidente Manassés Oliveira na abertura do evento.
O curso, “O papel do dirigente sindical no sindicalismo sistêmico”, foi ministrado pela professora Regina Moreira, do Instituto Re-pensar. “A liderança é fundamental para o movimento sindical, e, por isso, é essencial investir constantemente em qualificação e aprimoramento, para que os dirigentes exerçam sua função”, ressaltou Regina.
Entre os principais temas abordados, de forma teórica e prática, estiveram o papel das organizações sindicais no contexto atual, a uberização do trabalho, as atribuições dos líderes e as formas de interação com uma sociedade em constante transformação.
O treinamento, com duração de 8 horas, abordou a liderança como uma prerrogativa humana e ressaltou que compreender a dimensão da responsabilidade social, política, econômica e jurídica faz parte do papel do líder.
Participaram da capacitação diretores e funcionários do Sindicon, Seclitus e Sindicato dos Vigilantes de Curitiba.