Entre os dias 22 e 24 de agosto diversas entidades sindicais de 19 estados do Brasil, do Distrito Federal e da Argentina estiveram em Foz do Iguaçu para discutir os desafios do setor dos comerciários, a necessidade de promover práticas sustentáveis, o e-commerce, saúde e segurança no trabalho, as ESG e as mudanças tecnológicas que afetam o comércio.

O evento foi promovido pela UGT nacional, presidida por Ricardo Patah, em parceria com a UGT-PR e FECEP, presidida por Leocides Fornazza. O presidente da UGT estadual, Manassés Oliveira, afirma que o movimento sindical precisa estar em constante atualização. “Precisamos que os sindicatos tenham atrativos. Oferecer uma cesta de benefícios, se preocupar com todos os aspectos da vida do trabalhador”.

O debate, dividido em dois dias, teve a contribuição de autoridades, como o vice-governador do Paraná, Darci Piana, o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, o deputado federal Luiz Carlos Motta, Regina Cruz, superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego e diversos presidentes sindicais e de federações. O encontro também teve a presença de Luiza Trajano, fundadora do Magazine Luiza e uma das empresárias mais bem sucedidas do Brasil.

Ao final do encontro, o mestre de cerimônias, diretor ugetista e presidente do Sineepres/PR, Paulo Rossi, leu a “Carta de Foz do Iguaçu”, documento elaborado com as resoluções e conclusão dos debates. Nela foi assumido o compromisso de “promover o conhecimento e a compreensão da chegada das novas tecnologias, tornando os trabalhadores aptos a atuar no novo mundo do trabalho”.

O evento contou com patrocínio da Sanepar, Copel, Itaipu Binacional, Fecomércio/PR, Benefício Social Familiar, SEIU, SON – Sindicatos Online e SONIA – Sistemas e Aplicativo Integrados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 − oito =