A Jornada de Integração dos Povos, que acontecerá em Foz do Iguaçu, entre os dias 22 e 24 de fevereiro, promete ser um marco significativo no fortalecimento dos laços e debates entre os países da América Latina e do Caribe. Este evento, sediado no Centro de Convenções municipal, contará com mais de 1,5 mil participantes confirmados, incluindo militantes, dirigentes de movimentos populares, representantes de povos originários, organizações estudantis, partidos políticos, intelectuais e artistas de mais de 15 países.
Ao longo dos três dias, diversos temas estarão em debate, desde a luta anti-imperialista até a defesa dos direitos sociais e da soberania dos povos. Destacam-se as presenças ilustres, como a do ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica, a vice-presidenta da Colômbia, Francia Márquez, e o membro da Frente Pátria Grande, Juan Grabois, entre outros.
A programação é diversificada, incluindo grandes conferências pela manhã, mesas de trabalho simultâneas à tarde e atos culturais à noite, como o ato em solidariedade a Cuba.
Esta jornada não apenas fortalecerá os laços entre os povos, mas também buscará construir propostas e estratégias conjuntas para enfrentar os desafios que a região enfrenta atualmente.
Programação
Dia 22 de fevereiro, quinta-feira
9h – Ato de abertura e mística
10h – CONFERÊNCIA: Crise sistêmica do capitalismo e as ameaças à paz e à soberania dos povos
12h – Almoço
14h-17h30 – Mesas de trabalho simultâneas
19h – Jantar
20h-23h- Ato político-cultural “Cuba Vive e Resiste!”
Dia 23 de fevereiro, sexta-feira
9h – Mística
8h30 – CONFERÊNCIA: Desafios da integração da América Latina e do Caribe (diálogo com partidos políticos, parlamentos, governos, movimentos)
12h – Almoço
14h-16h – Mesas de trabalho simultâneas
16h-18h – Plenária final e leitura do documento final
18h – Jantar
19h30 – Ato político com autoridades de governos e dirigentes das organizações populares
21h30-23h – Festival Cultural e de Resistência da América Latina e do Caribe
Dia 24 de fevereiro, sábado
Retorno das delegações
Hora oficial de Brasil, Paraguai e Argentina.