OIT comemora 100 anos com seminário internacional em Curitiba
Data: 22-08-2019 | Publicado por: UGT - Paraná

OIT comemora 100 anos com seminário internacional em Curitiba

100_oit.jpgA OIT – Organização Internacional do Trabalho está comemorando 100 anos de atividades. Em todo mundo estão sendo realizados diversos eventos alusivos ao trabalho desenvolvido pela OIT ao longo desses 100 anos. Em Curitiba (PR), será realizado o seminário internacional “ O Centenário da OIT e o futuro do Trabalho”, de 26 a 30 de agosto. “Esse  seminário tem por objetivo celebrar o centenário da Organização Internacional do Trabalho, apresentando as possibilidades e limites desta instituição frente à conjuntura socioeconômica global e nacional; os desafios que se impõem, assim como suas incursões, atualidade e posição num cenário de profundas transformações”, explica a secretária Geral da UGT-PARANÁ, Iara Freire, que está coordenando a participação da central no  seminário.

Durante os cinco dias, serão diversos encontros com palestras e debates,  programados em vários espaços da cidade. O eixo central  dos  debates são os elementos contidos no documento “Trabalho para um Futuro mais Brilhante”, produzido pela Comissão Global sobre o Futuro do Trabalho da OIT, através da representação dos diferentes atores envolvidos com o tema, a saber, os empregadores, trabalhadores e Estado, visando promover o diálogo tripartite, a reflexão acadêmica e o debate sobre o futuro do mundo do trabalho na perspectiva de construção de uma agenda permanente de compromissos.

Iara Freire ressalta ainda a  participação da UGT, principalmente nos dias: 27/08 às 9 horas no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná, no Centro Cívico da capital paranaense, na "Sessão Solene em homenagem aos 100 anos da OIT"; dia 27/08 às 14 horas, no auditório do Ministério Público do Trabalho, à Avenida Vicente Machado, 84 no centro de Curitiba, com o tema: "OIT e a Liberdade Sindical", que será uma atividade em parceria com o "Fórum pelo Direito a Liberdade Sindical" do qual a UGT -PARANÁ faz parte;  e no dia 29/08 às 20h30 no Salão Nobre da Faculdade de Direito da UFPR, na Praça Santos Andrade, com o tema: "Redes Sindicais Internacionais".

“Nesse tempo tão obscuro para o movimento sindical brasileiro, onde vemos direitos trabalhistas serem retirados no riscar de uma caneta, com as ações nefastas do governo que acabam com a defesa dos trabalhadores e a estrutura sindical, é de vital importância a participação das lideranças sindicais nesse seminário do centenário da OIT. É nesses espaços, com projeção internacional, onde podemos denunciar ao mundo as atrocidades cometidas por esse desgoverno contra a classe trabalhadora brasileira”, destacou o presidente da UGT-PARANÁ, Paulo Rossi.

CLIQUE AQUI E VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO SEMINÁRIO

Post Mario de Gomes
Fonte: OIT

Secretário de Comunicação UGT-PARANÁ
João Riedlinger